A força da Yoga no Surf

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A prática dos Ásanas, posturas físicas do yoga, é uma grande aliada para o treino de atletas ou amantes dos esportes de prancha. Porém, o yoga vai além da prática física em si. Nós meditamos enquanto fazemos as posturas, absorvemos prana (a força de energia vital) por meio do controle da respiração, e assim adquirimos elementos favoráveis para uma vida saudável: vitalidade, controle da mente, paz e equilíbrio.

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Vamos aprender e explorar os benefícios de algumas posturas, que irão fortalecer a cada dia o nosso surf, mente e corpo. Pratique na areia da praia, studio ou academia, esteja sempre presente e focada no som da respiração. Busque ajuda de um instrutor antes de realizar os exercícios, caso não se senta familiarizado com os movimentos do yoga.

O Adho Mukha Svanasana, o cachorro olhando pra baixo, é uma das posturas mais praticadas do yoga e você vai encontrá-la frequentemente em muitas práticas de Hatha Yoga ( Yoga das posturas). É uma postura rejuvenescedora, que alonga e fortalece os punhos, braços e ombros. Alongando a coluna vertebral, o posterior da coxa e as panturrilhas.

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Deixe as mãos na largura dos ombros, pés na largura do quadril (osso), sugue o abdómen pra dentro e pra cima, empurre o chão, enraíze as mãos no solo e sinta a energia que vem da terra. Gire as axilas em direção da face e encaixe as escápulas levando os ombros pra longe das orelhas e respire. As escápulas são os ossos que sentimos quando passamos as mãos na parte superior das costas. Experimente aqui, elevar uma perna de cada vez lá no céu e devagar, levar o joelho na testa, ondulando a coluna, aquecendo o core (centro que sustenta nosso corpo).

O Utthita Parsvakonasana, postura do ângulo lateral, alonga toda a extensão lateral e superior do corpo, fortalece as pernas e favorece a abertura das articulações do quadril, é uma postura energizante.

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Busque sempre alinhamento, perceba que o joelho da perna da frente, esta exatamente em cima do tornozelo, acione a perna de traz. Aqui você pode descansar o cotovelo da frente sobre o joelho, ou levar as pontas dos dedos ao solo, dentro ou fora do pé da frente, lembre-se Utthita significa apoio leve, acione o core, pernas e alonge o braço de cima. Faça dos dois lados.

A Postura do Golfinho, alonga e fortalece os braços, ombros e pernas. Favorece a abertura peitoral, aumentando a capacidade pulmonar e ainda fortalece o core (centro que sustenta nosso corpo).

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A transição da prancha para a postura do golfinho aquece o corpo e principalmente o core. Alinhe mãos, cotovelo e ombros, caminhe com os pés em direção aos cotovelos elevando o quadril. Sugue o abdómen pra dentro e pra cima, tração e encaixe. Respiração fluindo livre por todo o corpo.

O Garudasana, é a postura da águia. É uma postura de equilibrio que fortalece os tornozelos e solta toda rigidez dos ombros, aquecendo-os pra hora da remada. Alonga os punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos. Trabalhamos aqui, foco e concentração, além de equilibrio e estabilidade do core, totalmente necessários para o surf.

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Entrelace a perna direita por cima da esquerda e o braço esquerdo por cima do direito, desça bem o quadril, como se tivesse um banquinho pra sentar, sugue o abdómen pra dentro e pra cima, respire no espaço entre as escápulas. Se ainda não consegue entrelaçar as pernas você pode variar a postura deixando o tornozelo em cima do joelho. Concentre-se!

Malasana é um agachamento que vai alongar e abrir a região do quadril, virilha e coxa interna, assim sentar-se na prancha no outside para esperar as ondas será mais confortável.

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Com os pés afastados além da linha do quadril e voltados para fora agache-se flexionando os joelhos levando o quadril nos calcanhares, una as mão e mantenha o peito alto e aberto, alongando a coluna.

E para finalizar, Sirsasana, nossas divertidas e super saudáveis invertidas sobre a cabeça. Alivia o stress, fortalece o corpo, mente e espírito. Estimula foco e equilíbrio. As invertidas nos fazem enxergar o mundo por outro ângulo, além de trabalhar nossos medos e inseguranças.

Bora pra água!!

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Por Camila Vasconcellos

Fotos: reprodução