CANUDINHOS REUTILIZÁVEIS #STOPSUCKING!

404

No último ano, se falou muito sobre o uso dos canudinhos, que sempre foram utilizados por nós, desde à introdução à alimentação na infância até os drinks na fase adulta. O canudo faz parte do dia-a-dia há muito tempo. É por isso, que esse acessório, que parece inofensivo, tem tanta importância na guerra contra o plástico e na busca de um mundo mais limpo e de um oceano saudável.

Você sabia que o uso de um canudo plástico dura, em média, apenas 4 minutos?

E que cada canudinho fica no meio ambiente por mais de 100 anos até degradar?

Como os canudos são objetos menores, assim como as tampinhas de garrafas plásticas, eles sempre foram negligenciados na hora da reciclagem.

A verdade é que banir os canudinhos ou utilizar canudos reutilizáveis passou a ser a bola da vez! Nosso planeta não está suportando mais tanto lixo, e, principalmente, tanto plástico. Como o plástico foi criado não faz muito tempo (em torno de 1920), todo plástico gerado ainda está presente de alguma maneira na Natureza.

E não pense que a Natureza é um lugar distante, que não te afeta no dia-a-dia. A ONU estima que até 2050, os oceanos devem ter mais plástico do que peixes! Imagina um lixão no fundo do mar? É isso que estamos construindo.

E não acaba por aí, mesmo os plásticos quando são incinerados, reciclados, acabam gerando poluentes químicos que ficam expostos no meio ambiente de forma quase invisível, em compostos químicos, ou como microplásticos, pequenos pedaços de plásticos que são ingeridos pelos peixes, os quais, (adivinha?), nós comemos no sushi do final de semana. No final, toda essa química ruim volta pra nós. Seja no alimento, seja nas praias que estão cada vez mais mal cuidadas.

A boa notícia é que há países que estão a sancionar leis proibindo o uso de alguns tipos de descartáveis. Na metrópole do Rio de Janeiro está proibido e a vigilância sanitária já está multando quem não se adequar a regra. E empresas, como a grande Starbucks, que anunciou que dará um fim nos canudinhos plásticos até 2020! (UFA! Há esperanças!)

Bom, não adianta falar do problema sem falar de solução. E são elas:

  1. Parar de consumir canudinhos. Quando trouxerem junto à sua bebida, agradeça, e diga não. (Lembre-se, quem manda no comércio somos nós, os clientes)
  2. Compre um canudinho reutilizável e seja feliz da vida! (Aproveite essa nova moda!!!) Existem atualmente no mercado global, canudinhos de vidro, de papel, de aço, de bambu e até canudinho comestível! Não tem desculpa para continuar no canudinho plástico! É um mais fofo que o outro, são práticos, duráveis, e se cada um fizer sua parte, ah! Imagina que impacto bom na Terra.

A Girls on Board listou pra você algumas marcas então aproveita e adquira o seu!

Mentah!

No Brasil, a Mentah!, empresa carioca, foi uma das primeiras a surgir com o canudinho de vidro! Vai lá!

 

 

 

Globi

A britânica Globi World comercializa canudos de aço-inoxidável. Você encontra na Amazon e no site da Globi

 

 

 

 

Paz em Gaia

Os canudos de bambu, além de outros produtos ecofriendly, você pode encontrar no Paz em Gaia !

 

 

 

 

 

Sorbos

Canudos comestíveis, da Sorbos, startup de Barcelona, já podem ser encontrados em Portugal, e oferecem vários sabores para você escolher!

Bom, a cada dia tem uma marca nova surgindo! É só dar um Google e achar a sua preferida! 

#STOPSUCKING 😉 Faça parte você também!