Ceará e seus encantos

730

image

Quem não gosta de sentir a areia nos pés, ouvir o som das ondas e ser abraçada pela liberdade daquele clima de praia? Além de surfista, sou testemunha de todas as sensações que descrevi, pois é isso que sinto dia a dia quando pego minha prancha e vou surfar.

image

Sou cearense e amo as praias do meu estado. Cada uma com a sua beleza e particularidade. Nossos pedaços de areia e mar são reconhecidos no mundo inteiro. A praia de Jericoacoara, por exemplo, é considerada uma das praias mais bonitas do mundo.

image

image

Lá se pratica o Stand Up Paddle e o surf, principalmente quando está na temporada de ondas no final do ano.

A praia do Cumbuco, na região metropolitana de Fortaleza, temos o “Hawaii do Kitesurf”. Para quem não conhece, no kitesurf você desliza sobre a água em uma pranchinha e é puxada pelo kite, que atua como uma asa impulsionado pelo vento. Por isso, o local é perfeito para a prática do esporte, já que é alimentado por ventos durante boa parte do ano.

image

image

Também temos outras praias requisitadas para quem curte tomar sol e fazer caminhadas, como Canoa Quebrada, Morro Branco, Flecheiras, Porto das Dunas, Praia do Futuro entre outras.

image

Mas e os picos dentro da capital? Fortaleza não fica atrás. A máquina de ondas que exporta talentos para o mundo inteiro fica na orla central da Terra da Luz: O Titanzinho. Celeiro do surf brasileiro e mundial como Fabio Silva, Pablo Paulino e a rainha do surf cearense, a tetracampeã brasileira Tita Tavares (na foto abaixo). Sou completamente apaixonada pelo “Titan” tanto por suas ondas perfeitas, quanto pela vibe de um lugar que respira o surf.

image

Todas essas praias são lindas e encantadoras. A minha preferida é a Taíba.  Um lugar tranquilo  com uma natureza que se estende por toda a praia. As ondas são únicas, longas e constantes. Na Taíba o visitante encontra ótimos restaurantes e pousadas. Muitos coqueiros, bananeiras, cajuais, fruteiras e bicas de águas doce que se encontram em alguns pontos da praia. Moro em Fortaleza e daqui até lá são 70 km, mais ou menos 1 hora.

Independente do esporte que pratique, do lugar de origem e da época do ano que visite a minha terrinha, qualquer pessoa se apaixona pelos encantos do Ceará.

image

Por Barbara Furtado

fotos: reprodução