Cultura Surf: muito mais do que ondas para dropar.

595

 

O surf não é apenas um esporte, é um movimento que une pessoas e nos aproxima da natureza. A sua história começou com os antigos povos polinésios e até hoje as influências dessa cultura estão presentes em países como Austrália, Califórnia e Hawaii.

image

Por trás do surf existe a arte que envolve a música, fotografia, cinema, moda e muito mais. No Brasil, podemos citar vários artistas que representam essa cultura, a exemplo da cearense Rosa Fonseca. Ela é reconhecida por expressar em suas telas cenários paradisíacos com leves pinceladas e desenhos fantásticos.

image

image

Na fotografia um dos destaques é Sebastian Rojas. O fotógrafo está no ramo há mais de 25 anos e trabalha com eventos de surf ao redor do mundo. Seu trabalho é reconhecido em diversos países e por grandes nomes do surf mundial. A primeira foto deste artigo é de sua autoria e foi exposta no Festival Internacional em Paraty, junto com as que seguem abaixo:

image

image

Já na música, o “surf music” tornou-se popular nos anos 1960, e atualmente grandes artistas seguem com este estilo como:  Pablo Domingues, Forfun, Jack Johnson, Donavon, The Beautiful Girls, entre outros.

image

image

O surf causa um sentimento forte, que é difícil ser explicado, mas quando vivenciado, passa a fazer sentido. A arte é um meio de expressar o que essa cultura representa, a sua beleza, força e harmonia.  Afinal “surfar” tem muito a nos acrescentar, é mais que um esporte, é um estilo de vida.

Por Bárbara Furtado