Em setembro tem Canoada Xingu!

174

Desde 2014 o ISA ( Instituto Socioambiental) organiza, em parceria com a AYMIX (Associação Yudjá Miratu Xingu), a Canoada Xingu, que busca chamar a atenção para os problemas que os povos e comunidades da região enfrentam com a instalação da usina de Belo Monte e procurar aliados dos povos do Xingu na luta por seus direitos e seus território.

A Canoada Xingu é uma atividade que dá visibilidade à Volta Grande e suas populações; ajuda a construir parcerias entre os os povos indígenas, ribeirinhos e apoiadores de todo tipo, ao mesmo tempo que garante um registro periódico das transformações provocadas pela usina de Belo Monte.

Essa é uma grande oportunidade para você vivenciar o Xingu de perto e ter uma experiência única para compartilhar com seus amigos e familiares!

Será ótimo ter você com a gente nesta expedição!

Venha remar com a gente e chame seus amigos também!

A atividade será realizada entre os dias 3 e 8 de setembro de 2018 na Volta Grande do Xingu. Você deve se programar para chegar em Altamira (PA) até dia 03 pela manhã (início das atividades as 9h00) e sair a partir do dia 08 após 13h30.

Acesse a estação de pagamento para saber mais informações e prosseguir com a sua inscrição. Na hora de se inscrever é só colocar o código 2018.

Tenho interesse em participar!

A Canoada Xingu, em sua 5ª edição, é um convite para remarmos no Rio Xingu a partir de Altamira (PA), descendo de canoa cerca de 110 km com as comunidades ribeirinhas e indígenas da Volta Grande do Xingu e interagindo diretamente com os impactos e conflitos causados pelo barramento do rio pela hidrelétrica de Belo Monte.

A Canoada deste ano conta com a parceria da Escola Schumacher Brasil, que  nos convidará a mergulhar na nossa integralidade como parte do mundo natural e das culturas locais, afiando nossa percepção e entendimento para modos de vida que honram as relações entre nós mesmos, outras criaturas, a terra ao nosso redor e outras tradições e culturas.

Garanta seu lugar nessa experiência única nas águas do Xingu, as vagas são limitadas!

Qualquer dúvida escreva para gente ou ligue para:

(11) 3515-8975 / canoadaxingu@socioambiental.org (Mariana – ISA)

Venha remar com a gente!

Programação detalhada:

03/09: Altamira (segunda)

Início das atividades às 9h da manhã, com a preparação, informes e conversas sobre a Canoada. Recomendação para pernoite: Local definido pela organização – quartos e banheiros coletivos sem ar condicionado em Altamira.

04/09: Saída pela manhã (terça)

Remada pelo reservatório de Belo Monte. Pernoite: praia abaixo da barragem do Sítio Pimental

05/09: Remada (quarta)

Remada até a aldeia Mïratu, dos Juruna. Pernoite: praia abaixo da aldeia.

06/09: Atividades em terra (quinta)

Na parte da manhã, o grupo se dividirá em duas atividades diferentes no Rio e na Mata.

Almoço coletivo e conversa sobre as experiências da manhã e os impactos de Belo Monte.

Apresentação dos Juruna e pescadores sobre o monitoramento independente da pesca.

Pernoite: praia abaixo da aldeia.

07/09: Remada (sexta)

Remada até praia próxima a cachoeira do Jericoá. Pernoite na praia.

08/09: Café da manhã na praia e retorno (sábado)

Saída às 11h, retorno para Altamira. Chegada em Altamira às 13h30.