Entrevista exclusiva com Debora Papa, especialista em Pilates!

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A Debora Papa é a idealizadora do Espaço Pilates & Saúde, parceiro da Girls on Board, e especialista no assunto Pilates! Há quase 10 anos no mercado, Debora conta sobre como surgiu o espaço, o que é o pilates, a importância da sua prática e muito mais! Confira abaixo a entrevista exclusiva para as Girls on Board:
Como surgiu o Espaço Pilates & Saúde?
O Espaço Pilates & Saúde surgiu em 2006 após realizar um curso de Pilates e me apaixonar pela técnica.
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O que é o Pilates?

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo ou o auxilio de equipamentos para a sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Além disso, ele trabalha diferentes grupos musculares ao mesmo tempo por meio de movimentos suaves e contínuos. O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração. Outro detalhe importante da técnica é priorizar o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac”, a “Chair” e o “Barrel”.
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Quais são os benefícios da sua prática?
São inúmeros!! Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros, melhorar a postura, tonificar a musculatura profunda do abdômen, trabalhar a percepção do corpo e da mente, prevenir e recuperar lesões, reduzir o “stress” e aliviar as tensões, deixar sua coluna mais forte e flexível, melhorar a área de movimento das articulações, melhora a circulação sanguínea, aumentar a coordenação e o equilíbrio, corrigir sobrecargas e alinhar os músculos, melhorar a mobilidade e a agilidade, complementar o seu treino esportivo, melhorar o visual de seu corpo e a sua auto-estima. E por aí vai!
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Para quem é indicado? Existe alguma contra indicação?
O Pilates é indicado para praticantes de qualquer atividade física! Sugerimos também para quem é sedentário, pois é uma ótima maneira de começar a fazer exercícios. Outros motivos de procura pelo Pilates é aliviar o stress, corrigir postura, entre outros. A contra- indicação seria a básica para qualquer outro esporte – Pessoas que não tenham autorização médica para realizar atividades físicas ou indivíduos hipertensos, sem controle com medicamentos.
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Para quem curte surfar, o pilates pode auxiliar na sua performance?
O surf é um esporte no qual a coluna é muito exigida, devido as manobras que prejudicam a biomecânica da coluna vertebral. Além de tratar e prevenir dores na coluna, o Pilates também trabalha o equilíbrio e a resistência dos praticantes. Em todos os esportes com prancha, o Pilates, na maioria das vezes, pode trazer muitos benefícios.
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Quantas aulas são necessárias para se perceber mudanças no corpo? 
Para esta questão vou citar Joseph Pilates* “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.” Lembrando que os resultados dependem da frequência e da execução correta do aluno.

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Agradecimento especial à nossa parceira Debora Papa dona do Espaço Pilates & Saúde. Mais infos acesse: www.espacopilatesesaude.com.br
Por Isadora Greiner
Fotos: divulgação/arquivo pessoal Debora Papa
Dúvidas sobre o Pilates?  Envie para o “Dica de Pro” no site da Girls on Board pelo link http://bit.ly/1wd88yd