OS 5R DE UM MUNDO MELHOR

367
Foto participante dos los Morrocco Awards. "Just because you can't see it, doesn't mean it isn't there."

Você sabe a diferença entre lixo e resíduo? Lixo é todo resíduo que não tem mais serventia e resíduo é a sobra de algum processo ou material.

A Natureza é sábia, não produz lixo, nela tudo se transforma. Cabe a culpa de geração de lixo a nós, humanos! De acordo com a ONU, nós produzimos anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos por ano. Pois é. Estamos jogando lixo até no espaço, e no fundo do mar!

Mas a boa dica da vida é não focar no problema, mas sim na SOLUÇÃO.

Você conhece o 5 R do mundo sustentável? São eles: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Repensar: sabe quando está com o dedo coçando pra comprar aquela roupa nova, aquele celular que acabou de sair? Você já parou para pensar o QUANTO você PRECISA daquilo? Você precisa ou você quer? É bem diferente. (E olha que isso é dica de educação financeira também, hein? Vai ver a diferença no fim do mês.) Toda vez que pensar em comprar pense: “Eu preciso ou eu quero?”. Repita umas 3 vezes. E então decida.

Recusar: Além de repensar na hora de comprar, existe o repensar na hora do consumo cotidiano. Exemplo: você usa canudinho só porque te oferecem? Ou faz mesmo questão? Já pensou em recusar? E as sacolinhas plásticas, e os produtos já super embalados em plástico no mercado? Precisa de tudo aquilo mesmo?

Bom, vamos falar dos descartáveis numa próxima e com umas dicas bem legais de produtos que estão surgindo! 😉

Reduzir: Você usa quantos copos plásticos pro café ou pra água no trabalho? Já olhou bem pra eles? Que tal uma caneca só sua, personalizada? Que tal dar a ideia pra sua empresa fornecer? Os custos da própria empresa diminuem e o meio ambiente agradece! E é bem mais charmoso.

Reutilizar: Toda vez que for descartar algo no lixo, olhe pra ele com carinho e pense: “Eu não posso mesmo fazer mais nada com você?”. Potes, copos de requeijão, latas, caixas, muita coisa pode ser reutilizada e a internet tá cheia de dicas. Até roupas podem! Já transformou calça em shorts? Quem nunca né. Já comprou em brechó? Hoje tem até brechó premium de marcas ótimas por preços incríveis de coleções passadas.

Reciclar: segue na mesma linha da reutilizar e também na escolha de separar seu lixo! Além de poder usar seu lixo orgânico como adubo praquela horta simpática de temperos que tem na sua casa ou até mesmo desenvolver um projeto no seu bairro ou condomínio com horta compartilhada. Olha esse projeto em SC: 

A gente pode e muito gastar menos nessa vida se olharmos para o que temos e compramos com mais cuidado. É bom pra gente e é bom para o planeta, o que acaba sendo bom pra gente duas vezes. Ou três, ou quatro. É possível ser sustentável continuando a ter coisas de qualidade, alimentos de qualidade, enfim, qualidade de vida.

Inteligência é sustentabilidade.

Você realmente precisa de tudo que tem? Quais são suas prioridades? É mesmo aquela vigésima camisa branca no armário?

Eu confesso que prefiro gastar meu dinheiro com viagens e shows, porque trazem EXPERIÊNCIAS, e isso ninguém te tira. Não tem prazo de validade. A sensação fica pra sempre, nem que seja em saudades. E você, o que pensa?

Não se esqueça que quem manda na indústria somo nós, e não o contrário. O mundo vai mudar e o comércio também quando começarmos a rejeitar certos tipos de produtos e preferirmos outros. 😉

Pra finalizar e pra quem ainda não conhece, o vídeo “a HISTÓRIA DAS COISAS” …que resume isso tudo muito bem: