Pequenos espaços – como otimizar os espaços da sua casa?

318

Não é novidade que hoje em dia os espaços estão cada vez menores, os apartamentos mais compactos, a gente querendo economizar e aproveitar melhor cada metro quadrado, não é mesmo? Além disso, por que viver num lugar gigante se acabamos aproveitando mais sempre os mesmos cantinhos né?

Hoje eu vim aqui para inspirar vocês a usar melhor o espaço que vocês vivem, sem perder a personalidade e o charme que a sua casa merece!

Mas antes de começar a falar sobre a organização dos ambientes em si, eu queria dividir com vocês uma dica que eu sempre dou para os meus clientes que não tem muito espaço (e pra quem tem também hehe). Comece pelo que eu chamo de “detox do lar” ou desapego, ou destralhe ou livramento (rs) – como você achar melhor hehe. Escolha um ambiente da casa pra começar e descarte tudo aquilo que não te representa mais, ou que está quebrado. Tente ser compacto e simplificar.

Feito isso, você vai saber exatamente o espaço que você tem disponível e o que tem para armazenar. A partir daí, você já pode começar a pensar como otimizar os ambientes da sua casa.

Não sabe por onde começar? Ok, to aqui pra isso e hoje eu trouxe algumas ideias. Vamos lá:

Sala + Home Office

Quarto + Home Office

Se você divide a casa com mais pessoas, essa é uma solução perfeita. Uma pequena mesa lateral pode ocupar o lugar do criado mudo (e fazer o papel dele) no quarto e virar um super espaço gostoso para estudar, trabalhar ou resolver pequenas pendências do dia a dia. Normalmente o quarto é um ambiente mais silencioso do que o restante da casa e isso é uma vantagem para poder se concentrar.

Sala de Estar + Sala de Jantar

Sala de Estar + Sala de Jantar

Um casamento clássico que já dá certo há muitos anos, esse modelo de união é um sucesso porque  integra as principais áreas da casa, deixa o ambiente mais amplo, melhora a circulação e a interação entre os moradores da casa. A dica para dividir os ambientes é usar pisos ou tapetes diferentes, cores nas paredes ou até móveis como um sofá ou aparador.

Sala de Estar + Home Office

Sala de Estar + Home Office

Uma mesa ou uma escrivaninha pequena pode ser colocada numa das parede da sala e se tornar um cantinho de estudos. O importante, no caso dos home offices é que eles sejam bem iluminados. Se na sua casa não entra muita luz natural, abuse e use abajures 🙂

Sala de Estar + Cozinha

Integrar a sala e a cozinha já é uma prática que vem sendo utilizada há alguns anos por arquitetos e, além de otimizar espaços, aumenta os momentos de convivência, unindo a família e os amigos entre visitas e cozinheiros 🙂 Além disso, em muitos casos, unindo os ambientes, você melhora a luminosidade e circulação dos espaços.

Sala de Estar + Cozinha

 

Importante conciliar os interesses de todos os moradores da casa que utilizam o cômodo.

Espero que você esteja mais inspirado agora pra montar o seu apê! Mas se você ainda não sabe por onde começar, chama a Cozy Life pra te ajudar com ideias, projetos e até mesmo colocando a mão na massa na mudança e decoração da sua casa!

Gostou? Dicas como essas e muitas outras sobre como manter a vida e a casa organizada, você encontra no insta da Cozy: @cozylifebr