Tudo sobre os estilos boho, gypsy e folk.

123

image

A moda possui uma peculiaridade no seu ciclo, ela sempre volta ao passado para buscar inspiração e desenvolver novas tendência para o futuro. Porém, alguns estilos culturais como o boho, gypsy e o folk, tanto nas ruas como nas passarelas, estão sempre presentes.

image

Eles são bastante parecidos entre si nos tons das cores, nos elementos étnicos e na forte presença de acessórios. Porém, cada um tem uma origem diferente, ou seja, com um olhar mais atento você percebe a personalidade que cada estilo carrega em si.

image

Vamos começar pelo “Boho style”. Ele nasceu do movimento francês “Bohemian” ocorrido na França no século XIX, este estilo era composto pelo ideal da liberdade, por isso, na época era comum aos adeptos usarem vestido com mangas cheias e cavas largas, que garantiam liberdade de movimentos. A moda e a arte estavam sempre juntas. Anos depois entre os anos 1960 e 1970, este movimento cresceu significativamente em Londres, no bairro do Soho. A partir daí o boho ganhou popularidade e incluiu no seu estilo traços e cores inspiradas no hippie chic, desdobrando-se em “Boho Chic”. Os principais elementos são: muito couro, seda, túnicas, chapéu e bastante acessórios.

image

image

image

image

image

Já o “Gypsy style” é um estilo baseado na cultura dos ciganos. Eles estão sempre em movimento, sem raízes fixas, e por isso a roupa é uma forma de registro, de território. O uso dos lenços é uma das características mais marcantes deste estilo, principalmente pelas cores terrosas e vivas. Outro detalhe que está sempre presente são os lindos bordados e as pedrarias, tanto nos tecidos como nos acessórios. Muitos, muitos e muitos acessórios de diferentes tamanhos e materiais.

image

image

image

image

image

Agora, o “Folk style”, estilo do povo, é inspirado na música Folk. Ele tem origem inglesa e possui raízes na natureza, no espaço rural. Ele recupera aquele romantismo campestre, por isso a presença de flores, rendas, tricôs e estampas mais delicadas são marcantes. O uso de coletinhos, bolsas e botas com franjas também é uma característica deste estilo, principalmente pela influencia indígena presente nele. Além da camurça que é bastante usada.

image

image

image

image

image

Agora que vocês já sabem as origens de cada um dos estilos, o melhor de tudo é misturar, inventar e arriscar novas combinações! Inspirem-se nas principais características e combine com peças casuais como o jeans. Para completar o look, aposte em diferentes acessórios, rasteirinhas, make mais clean e cabelão bagunçado ou com tranças. Inspirem-se e divirtam-se!!

image

image

Por Isadora Greiner

fotos: reprodução