O “Programa Atlantis” é o primeiro programa de educação ecológica subaquática para escolas, em Portugal. Este programa nasceu da Expedição ‘Açores Atlantis 2019’, realizada pela Oceans and Flow, e evoluiu para uma proposta educativa para jovens, em ambiente escolar, e para as comunidades onde se inserem.

Acreditando no poder transformador da ligação à Natureza, o “Programa Atlantis” promove, de uma forma inovadora e pioneira no nosso país, a Literacia do Oceano, a partir da combinação do mergulho livre com educação ecológica e desenvolvimento humano.

Através deste método, o programa pretende despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e descobrir novas competências pessoais, quer nos alunos, quer nas comunidades onde vivem e nas relações que estabelecem à sua volta.

A primeira edição do “Programa Atlantis” tem lugar na vila de Sesimbra, já a partir do mês de março até junho, e será vivenciado por um grupo de 21 alunos do 8º ano da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho. Apostando numa forte componente prática, este programa tem três pilares como base metodológica:

Jogo Oásis: É uma ferramenta de desenvolvimento humano e social. Trata-se de um jogo social de mobilização de um grupo de alunos que, através dos seus talentos e de forma colaborativa, desenvolvem um projeto para implementar na própria comunidade.

Freediving: Iniciação ao mundo aquático através da prática de mergulho em apneia. Desenvolve várias capacidades físicas, mentais, emocionais, e permite aos alunos conhecerem melhor a biodiversidade marinha e o seu habitat, de uma forma vivencial e impactante.

Ecologia profunda: É um conceito que está presente em todas as atividades e ao longo do programa. Traz a visão da interdependência de todos os seres e a noção de que não existe separação entre Natureza e seres humanos. É uma visão integrativa, que ativa ações com consciência.

O grande diferencial do “Programa Atlantis” é a aposta na educação vivenciada, que traz não só a esperança e inspiração num momento desafiante como o que vivemos, como permite, aos envolvidos, saberem o que podem fazer – já – para preservar e diminuir o impacto nos ambientes marinhos.

Nesse sentido, este grupo de alunos poderá, ainda, participar nas seguintes atividades: Visita às pradarias marinhas do Sado: Com as biólogas da cooperativa ambiental Ocean Alive, para conhecerem as Guardiãs do Mar, o projeto que pretende conservar e combater a degradação deste habitat de plantas aquáticas tão importante.

EcoAção: Ação de limpeza de praia, na Lagoa de Albufeira, aberta à comunidade escolar, com a participação das ONG ambientais Route Portugal, EcoSurf e Surfrider Foundation, entre outras. Além da vertente educacional, o “Programa Atlantis” desdobra-se, ainda, em ações e eventos abertos à comunidade:

Ocean Talks: Palestra com oito especialistas convidados, que irão partilhar a sua relação com o mar, os seus projetos e outras histórias ligadas ao oceano. É um evento online, ocorrerá em maio.

Workshop “De Corpo e Alga”: Com a ajuda de um biólogo marinho, os participantes recolherão algas do mar e ficarão a saber mais sobre o seu valor nutricional e como podem ser cozinhadas e incluídas na dieta alimentar.

Por fim, uma Exposição na marginal, na Av. 25 de Abril, em Sesimbra, com fotografias do “Programa Atlantis”, numa galeria ao ar livre. A organização espera, desta forma, inspirar outras comunidades e outras escolas do país, levando cada vez mais participantes a um contacto direto com o mar. Numa época em que os jovens estão sujeitos a um elevado nível de stress e demasiado ligados às tecnologias, a conexão com a Natureza revela-se essencial como elemento de transformação pessoal e como ferramenta de integração. Ao sentirem a água e ao terem a possibilidade de ver animais marinhos no seu habitat, estes novos “guardiões do mar” trabalharão as suas emoções e capacidade de comunicação, ao mesmo tempo que melhoram a atenção e foco nas aulas.

“Este programa evolui da expedição Açores-Atlantis e da pesquisa da Oceans and Flow nos últimos cinco anos de atividade. Trouxemos estas pesquisas aquáticas para a sala de aula, com uma linguagem acessível e empática para os jovens, apostando nesta geração, que pode fazer a diferença no futuro. Esta é uma primeira edição que irá ter continuidade, não só em termos de capacitação de mais alunos, mas também com a formação de uma rede de educadores subaquáticos, com quem queremos partilhar esta metodologia!”, refere Violeta Lapa, fundadora da Oceans and Flow e uma das educadoras subaquáticas responsáveis pela idealização do “Programa Atlantis”.

EDUCADORAS SUBAQUÁTICAS: Violeta Lapa e Cris Santos

“Somos Freedivers e vivemos diariamente o poder transformador de uma relação mais próxima com o oceano. Partilhamos a paixão pelo mar e a missão de despertar nas novas gerações o cuidado e afeto pela vida marinha. Com formações distintas na área do desenvolvimento humano, artes e movimento aquático, as nossas valências convergem num método único de Educação Subaquática”

Financiado pelo EEA Grants, o “Programa Atlantis” tem como investidor social a Hydrokompass, o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e vários parceiros envolvidos no desenvolvimento das atividades: Rede Escola Azul,Ocean Alive, SPOT Freedive, Zero Waste Lab, Surfrider Foundation, Route Portugal, EcoSurf, Plasticus Maritimus, Virgilio Varela, SeaForester, Seaweed Solutions, Elios Sub, Positive Benefits, Mega Dive. Associação Bandeira Azul, Filipe Moreira Alves, Susana Lourenço Comunicação: Ocyano Studio, Peregrinus studio, Janna Guichet Embaixadores do Programa Atlantis: Andreas Noe ‘The Trash Traveler’ e Eunice Maia ‘Maria Granel’.

MAIS INFORMAÇÕES: O programa ganha vida nas redes sociais no dia 15 de março.

Website: www.programa-atlantis.com

Facebook: www.facebook.com/programa.atlantis 

Instagram:  www.instagram.com/programa.atlantis/

 

Promotor:

Oceans and Flow

Violeta Lapa

Cris Santos

Sara Afonso

Joana Novo

www.oceansandflow.com

https://www.facebook.com/oceansandflow

@oceansandflow

 

Fotografia e Video:

Peregrinus Studio

Gustavo Neves

https://www.facebook.com/peregrinus.studio/

@peregrinus.studio

 

Fotografia

Janna Guichet

www.facebook.com/jannaguichet

@janna_nadjejda/´

 

Design:

Ocyano Studio

www.ocyano.pt

www.facebook.com/ocyanoo

@ocyanoo