“Manas”, uma história de coragem que quebra silêncios

Filme da cineasta brasileira Marianna Brennand sobre a história de uma jovem na Amazónia estreia dia 21 de agosto nas salas portuguesas

Por Sara Afonso

Marcielle, uma menina de 13 anos, vive nas margens do Amazonas, na ilha do Marajó, com o pai, a mãe (grávida) e os três irmãos. Vivem do que a Natureza dá e não lhes restam muitas oportunidades para um futuro alternativo. Marcielle (Jamilli Correa) sonha ser como a irmã mais velha, que fugiu com “um homem bom”, que conheceu nos barcos que atravessam a região. À medida que amadurece, o mundo que conhecia até então começa a ruir e a sua liberdade enquanto mulher é posta em causa pelo pior dos abusos. Preocupada com a irmã mais nova, ela enfrenta com coragem a realidade que lhe é imposta e muda para sempre a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.

“Manas” é um filme sobre coragem, sobre quebrar silêncios, mas sobretudo sobre transformar a dor em força. É um filme que tem a capacidade de tocar a consciência e o coração de todos. Mas, acima de tudo, é um filme que apela ao espírito coletivo, à irmandade entre mulheres e que tem o poder de mudar comportamentos.

Realizado por Marianna Brennand, venceu já 26 prémios, entre eles a distinção máxima na Giornate degli Autori, no Festival de Veneza, e o Women in Motion Emerging Talent Award, no Festival de cinema de Cannes, ambos concedidos pela primeira vez a uma cineasta brasileira.

Para a realizadora, que levou mais de dez anos para fazer este filme e que agora se estreia na ficção depois de um currículo pleno no documentário, o cinema pode ser uma ferramenta potente de transformação social e política. Espera, por isso, que “Manas” seja “um despertar coletivo, que começa dentro de cada um de nós, e que tenha o poder de ecoar pelo mundo”.

Manifesto Manas, para que nunca nos esqueçamos que “Manas apoiam Manas” – *manas é o nome pelo qual as mulheres se tratam em muitas comunidades da Amazónia.

Manas apoiam manas

Manas abraçam manas

Manas acolhem manas

Manas defendem manas

Manas curam manas

Manas escutam manas

Manas protegem manas

Manas erguem manas

Manas inspiram manas

Manas reconhecem manas

Manas libertam manas

Manas respeitam manas

Manas filmam manas  

Anterior
Anterior

Biohacking feminino: como otimizar o corpo e a mente, respeitando o ciclo menstrual

Próximo
Próximo

Casa de verão: como criar cantinhos de bem-estar onde quer que estejas